Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Por Breno Moreno
Teresina registrou um acumulado de chuvas acima dos 416 milímetros (mm) no último mês de abril. Segundo o climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec-PI), o volume das precipitações superou o esperado para esse período do ano.
“A gente deve isso ao fato do El Niño ter se encerrado antes do tempo previsto e que as águas do Atlântico se mantiveram bastante aquecidas. Isso favoreceu o ganho de massa e, principalmente no mês de abril. Está com muito tempo que não tínhamos um abril tão bom na capital”, explicou o especialista.
Por outro lado, a tendência é que haja uma redução das chuvas nos próximos meses, tanto na capital como na região do semiárido piauiense.
“Serão poucas chuvas em maio. As chuvas estarão mais restritas ao extremo Norte do estado, na faixa litorânea, mas reduz bastante na capital e no Sul”, destacou o climatologista.
Nesta quarta-feira (1°), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para municípios localizados na faixa litorânea do estado. O aviso, com validade de 24 horas, prevê chuvas de até 50 mm ao dia e ventos intensos podendo chegar aos 60 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário