STF prorroga validade de cotas raciais em concursos públicos por mais 10 anos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de mai. de 2024

STF prorroga validade de cotas raciais em concursos públicos por mais 10 anos



Por Larissa Lopes CBN





Ministro do STF, Flávio Dino — Foto: Ton Molina/Fotoarena/Agência O Globo




O Supremo Tribunal Federal prorrogou a validade das cotas raciais em concursos públicos por mais 10 anos. A medida afirmativa, que entrou em vigor em 2014, venceria no dia 10 de junho. Neste fim de semana, por decisão do ministro Flávio Dino, foi então mantida a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos federais para candidatos negros.


Na decisão, Dino defendeu que "O compromisso assumido pelo Brasil ao ratificar, por meio de decreto em 2022, a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância impõe que o Estado brasileiro adote políticas de promoção da igualdade de oportunidades para pessoas ou grupos".



A decisão do ministro tem validade até que o Congresso Nacional conclua o processo de votação do projeto que tramita entre os parlamentares, que além de prorrogar a validade da medida afirmativa, amplia de 20 para 30% a reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas. O texto foi aprovado na semana passada no Senado e ainda precisa passar pela Câmara. Como há resistências, a votação pode ficar para o segundo semestre. Sendo assim, se não houvesse a prorrogação pelo STF, o 'Enem dos concursos' por exemplo poderia ser alvo de questionamentos.Neste domingo, por decisão do ministro Flávio Dino, foi então mantida a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos federais para candidatos negros, quilombolas e indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário