Por Jocimar Farina CBN
Estrago causado pelas chuvas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul — Foto: Anselmo Cunha / AFP
A previsão de frio para o fim de semana preocupa os moradores do Rio Grande do Sul, já 26 dias após início das enchentes no estado. A região está sob uma área de baixa pressão e a expectativa é o avanço de uma frente fria. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a mínima para sábado (25) e domingo (26) pode chegar próximo ou abaixo de 0ºC.
Possibilidade de temperatura abaixo de 0ºC no fim de semana preocupa moradores do RS
0 seconds of 12 minutes, 30 secondsVolume 45%
00:00
12:30
O frio gera preocupação em torno das condições em que estão os desabrigados pelas enchentes no estado. Há ainda pessoas que estão em barracas à beira de rodovias enquanto esperam a água baixar para tentarem voltar para casa.
Novas chuvas também atingiram o estado na quinta-feira (23) e regiões que ainda não tinham sido afetadas ficaram alagadas em Porto Alegre, mas, com a trégua, a água começou a recuar nesta sexta-feira (24). O avanço da frente fria deve afastar mais chuvas.
Além disso, há cidades afetadas por fortes ventos. O município de Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, depois foi atingido por um tornado e, 11 dias depois, registrou rajadas de vento de mais de 60 quilômetros por hora. A ventania fez casas ficarem destelhadas no local.
Já no município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, a possibilidade de deslizamentos, com risco de colapso apontado pela Defesa Civil, provocou a retirada de 60 famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário