Foto: Fiocruz
Por Bárbara Rodrigues
O Piauí atingiu 7.815 mil casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de 90,7% se comparado com o mesmo período no ano passado, segundo dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi).
Para se ter uma ideia, em 2023, nesse mesmo período, o estado tinha 4.099 casos prováveis, enquanto neste ano já são 7.815. Cerca de 32 municípios estão com alta incidência da doença.
Em relação aos óbitos, já são sete mortes por dengue no Piauí em 2024. O óbito mais recente é de um paciente de 51 anos oriundo da cidade de Bom Jesus. A cidade registra cinco, das sete mortes pela doença no Piauí. As outras duas mortes foram registradas em Manoel Emídio e João Costa.
Levando em consideração a quantidade de casos prováveis e o número de habitantes, as cidades com maior incidência de dengue são:
- Bom Jesus
- Antônio Almeida
- Currais
- São Pedro do Piauí
- São João do Piauí.
Zika Vírus e Chikungunya
Já em relação ao Zika Vírus, a situação é diferente, pois ocorreu uma redução de 92,9% dos casos prováveis. Enquanto no ano passado eram 14 casos nesse mesmo período, nesse ano foi registrado apenas um.
A Chikungunya teve uma redução de 82%, com 44 casos neste ano, enquanto em 2023 foram 66 nesse mesmo período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário