Mesmo com tragédia no Sul, governo mantém concurso unificado em todo o país - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de mai. de 2024

Mesmo com tragédia no Sul, governo mantém concurso unificado em todo o país



Por Samantha Klein


02/05/2024 21h40 Atualizado há 10 horas


Voluntários usam barco de pesca para resgatar moradores ilhados em suas casas na cidade de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul — Foto: Anselmo Cunha/AFP




Apesar do pedido do governador Eduardo Leite, pelo cancelamento da aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado no Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão e Inovação informou que a aplicação das provas está mantida no próximo domingo (5) em todo o país. A decisão foi anunciada após reunião com ministros na Sala de Situação montada no Palácio Piratini para agilizar ações emergenciais em meio aos danos provocados pelas fortes chuvas no estado. Na quarta-feira (1), Leite disse que "o concurso ficou completamente inviabilizado para os próximos dias no Rio Grande do Sul".


No estado afetado pelo pior fenômeno climático de sua história, segundo Defesa Civil e meteorologistas, foram destacadas dez cidades para aplicação dos exames. Entre elas, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que além das enchentes, registraram mortes e têm acessos bloqueados. Em Farroupilha, na Serra Gaúcha, estradas de acesso ao município estão bloqueadas. Já em Porto Alegre, o nível do Rio Guaíba está em elevação, podendo atingir a marca de 5 metros acima do normal nesta sexta-feira (3), o que ultrapassaria a maior enchente da história da cidade, que foi em 1941, e deixou toda a região central alagada.



O Ministério da Gestão avaliava internamente a possibilidade de cancelamento das provas em todo o Brasil. No entanto, a avaliação foi que o cancelamento poderia trazer maiores prejuízos para candidatos e envolvidos na realização do exame. O chamado "Enem dos Concursos" será aplicado em 228 cidades e envolve 215 mil pessoas trabalhando. São mais de 2 milhões de candidatos.


Em nota, o Ministério da Gestão informou que o governo federal "enviará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário