Por Redação cbn
18/05/2024 06h26 Atualizado há 44 minutos
Estrago causado pelas chuvas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul — Foto: Anselmo Cunha / AFP
O governo federal decidiu antecipar R$ 192 milhões da parcela do Fundo de Participação dos Municípios para as cidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O repasse será direcionado às regiões que decretaram situação de calamidade. A previsão é que os pagamentos comecem até o fim da semana que vem.
Os anúncios do governo foram feitos durante uma reunião virtual com os prefeitos dos municípios afetados. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que uma Medida Provisória será encaminhada ao Congresso nos próximos dias.
Também, nessa sexta-feira (17), o governo informou que vai enviar uma outra MP para flexibilizar a lei de licitações, com o objetivo de facilitar contratações pelo poder público em momentos de calamidade pública.
Desde o início das chuvas, Lula visitou o Rio Grande do Sul TRÊS vezes - a última na quarta-feira, quando viajou a São Leopoldo. Na cidade, o petista oficializou medidas de socorro às famílias afetadas, incluindo um voucher de R$ 5,1 mil para a compra de móveis e bens perdidos com as enchentes.
Ele também anunciou a inclusão de mais de 20 mil famílias no Bolsa Família. Até agora, 154 pessoas morreram e 94 permanecem desaparecidas, segundo dados da Defesa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário