Por André Pinheiro CBN
— São Paulo
Ebrahim Raisi, presidente do Irã, tinha 63 anos. — Foto: Iranian Presidency / AFP
O corpo do presidente do Irã, Ebrahim Raisi , começou ser velado, nesta terça-feira (21), em uma cerimônia com duração de três dias. As homenagens serão realizadas em quatro cidades do país, incluindo a capital Teerã. Ele será enterrado em um Santuário na região de Mashed.
Ebrahim Raisi e outras sete pessoas retornavam do Azerbaijão quando a aeronave caiu em uma área de difícil acesso do Irã, em razão das más condições climáticas. O chanceler do país também estava entre as vítimas.
Autoridades do país confirmaram que uma falha técnica causou o acidente no helicóptero. Segundo a imprensa oficial do Irã, as eleições presidenciais estão marcadas para o dia 28 de junho, pouco mais de um mês após a morte de Raisi.
O então primeiro-vice-presidente, Mohammad Mokhber, assumiu o cargo de presidente do país e vai comandar o Irã de forma interina até as eleições. Mokhber foi nomeado pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que é a figura política mais poderosa do país.
Ebrahim Raisi era o segundo homem mais importante do Irã e favorito para suceder Khamenei. Raisi havia sido eleito presidente em 2021 e tinha mandato até 2025. A morte do presidente deve desencadear uma briga para ver quem será o sucessor do líder supremo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário