Por Marina Sérvio
As ruas do centro de Teresina amanheceram diferente nesta quinta-feira (30) com diversos símbolos da fé de católicos que confeccionaram o tradicional tapete de Corpus Christi durante a madrugada de hoje.
Os fiéis começaram a ocupar as ruas a partir das 20 h de quarta-feira (29) quando a Strans interditou parte das vias. Ao todo foram 1.580 metros de tapete montado ao longo da Praça Saraiva, da Rua Félix Pacheco, Rua Rui Barbosa, Avenida José dos Santos e Silva, Rua David Caldas e da Avenida Antonino Freire.
Pessoas que fazem parte de 15 paróquias da arquidiocese de Teresina compareceram ao local e utilizaram materiais como borra de café, serragem, cola, casca e cartela de ovos, areia, sal, dentre outros, para fazer os quadros que compõe o tapete. O material foi arrecado em todas as comunidades que participaram da ação.
Além da emoção de participar da montagem dos tapetes, os fiéis puderam vivenciar um momento de grande fé, quando houve uma procissão no final da noite de quarta-feira (29) com o santíssimo que passou ao longo de toda a extensão do tapete.
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Na rua Rui Barbosa, representantes da Paróquia Menino Jesus de Praga, que tem a sede no bairro Saci, zona Sul de Teresina, trabalharam até as 2h da manhã na montagem de parte do tapete.
Foram mais de 90 pessoas, incluindo idosos, jovens, crianças e até mulheres grávidas. A psicóloga e ministra da eucaristia Mariana Sérvio esteve no local pela segunda vez, mas esse ano foi especial, porque ela e o marido, o também ministro Adão Barroso, levaram a filha de 11 anos, Maria Valentina.
“Participar da confecção do tapete é um momento muito gratificante pra nossa paróquia e pra mim foi ainda mais especial porque foi a minha família quase toda: eu, meu marido, minha mãe, minha cunhada, sobrinho e também minha filha, Maria Valentina de onze que ficou com a gente até o final, ajudando nessa confecção. É um momento de confraternização com nossos jovens, da nossa paróquia e com os outros grupos, porque movimenta toda a igreja” conta Mariana.
Clevania Medeiros, contadora e tesoureira da paróquia Menino Jesus de Praga também participou pelo segundo ano consecutivo da ação ao lado do marido e do filho. Ela fala da felicidade de cumprir com essa missão.
“Quando a gente é chamado a essa missão a gente abraça. Porque é uma forma de evangelizar. A confecção dos tapetes é um momento de a gente se unir em comunidade e viver um o dos momentos mais importantes da igreja. Se fortalecem os sentimentos de união, de comunidade e de amor” descreve Clevania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário