Foto: Ascom/Defesa Civil
A Diretoria de Prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) esteve no município de Pedro II nesta sexta-feira (17) para um alinhamento técnico sobre o protocolo de segurança da campanha Banho Seguro. O foco são as cachoeiras, especialmente com a proximidade do XVIII Festival de Inverno. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete Municipal no Palácio da Opala, sede da Prefeitura Municipal.
Participaram da reunião a Coordenação Municipal de Defesa Civil - COMDEC, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo e Comunicação, Corpo de Bombeiros Civis e guias de turismo do município.
Foram definidos critérios para a sinalização, orientação, medidas necessárias à segurança dos atrativos, controle de fluxo, monitoramento turístico e mapeamento das áreas de risco, a fim de garantir a acessibilidade com segurança nos locais de banho.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o foco é a segurança nas cachoeiras, especialmente com a chegada do Festival de Inverno. “Estamos definindo diversos critérios e construindo um protocolo de gestão para que as pessoas possam continuar usufruindo desses espaços turísticos e realizar os banhos com acessibilidade e segurança”, ressalta o diretor.
A coordenadora do Festival de Inverno, Rejanete Campelo, ressalta a importância da campanha Banho Seguro e da parceria com a Defesa Civil. “Estamos muito felizes, pois essa campanha é muito interessante e vem nesse momento, junto com o Festival, considerando que temos uma procura muito grande pelas cachoeiras. Então, acolhemos essa parceria com grande alegria ao saber que teremos toda uma equipe unida da Defesa Civil Estadual e Municipal ajudando as pessoas que buscam esses destinos a terem seu momento de lazer de forma consciente e segura”, diz.
O presidente da Associação dos Guias Turísticos de Pedro II, Rogério Pereira, fala da importância da chegada da campanha nesta época. “Precisamos sempre tomar precauções e medidas para que tudo transcorra da melhor maneira possível para os nossos banhistas e turistas. Então, essas orientações e protocolos só vêm para somar e chegam em um momento muito bom e importante, que é o Festival de Inverno”, conta.
Para o secretário Municipal de Turismo de Pedro II, Pedro Macedo, os benefícios de implementar o Banho Seguro se prolongarão durante o ano todo. “Acreditamos que não só agora para o festival de Inverno, mas a longo prazo, teremos ações muito importantes de proteção para os nossos visitantes que conhecem as nossas cachoeiras. Teremos fiscalização, e o nosso público estará resguardado de um bom serviço durante o festival e também posteriormente”, ressalta.
Foram definidas visitas técnicas prévias ao período do Festival de Inverno de Pedro II para o mapeamento, com a realização de um mapa de risco por geoprocessamento junto à Defesa Civil, além da definição de medidas necessárias à segurança dos atrativos, passeios e visitações turísticas, ambientais, educativas, etc.
Da Redação cidade verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário