Fotos: Fernanda Ito Ota/Cidadeverde.com
Por Paula Sampaio
O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) passará a ter votação com biometria e um sistema de votação remota. A inauguração da reforma Plenário Deputado Waldemar Macedo aconteceu na manhã desta segunda-feira (06) com a presença do governador Rafael Fonteles (PT) e do presidente da Casa, Franzé Silva (PT).
O espaço passou por uma mudança estrutural que durou pelo menos três meses. A modernização incluiu melhorias na acústica e na iluminação. Foram realizadas modificações no modelo arquitetônico, incluindo a instalação de forro acústico e decorativo, além da atualização dos revestimentos com efeitos sonoros, térmicos e visuais mais adequados às necessidades do espaço.
O Plenário ainda recebeu um telão com resolução de 2.688 x 788 pixels.
Em entrevista, Franzé Silva explicou que os gabinetes ocupados pelos deputados também estão sendo reformados e acrescentou que as salas das comissões também passarão por mudanças.
“À exemplo do que é feito no Congresso Nacional, a Assembleia está rumando no sentido de se tornar uma Assembleia digital. O passo seguinte vai ser a entrega dos plenários que estão conectados com o Plenário Valdemar e com as comissões que também sofrerão intervenção de modernização. Então, queremos até o final da nossa gestão entregar uma nova Assembleia para o povo do Piauí especialmente focado no aumento da transparência”, declarou.
O processo de captura da biometria de cada parlamentar está sendo feito e a expectativa é de que a sessão da terça-feira (06) seja feita no novo modelo.
Fábio Novo, líder do governo na Alepi, elogiou a possibilidade de votação remota para os deputados.
“Um plenário digital onde os nossos deputados podem votar com mais segurança e também a grande modernidade aqui que se apresenta é que com esse sistema que está sendo implantado aqui na gestão do deputado Franzé, onde o deputado que estiver viajando, pode acessar o momento da nossa votação em plenário, não vai prejudicar o quórum e com isso a gente vai conseguir votar as matérias”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário