Vereadores de Valença votam projeto que torna a Festa de Pentecostes Patrimônio Cultural do município - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de abr. de 2024

Vereadores de Valença votam projeto que torna a Festa de Pentecostes Patrimônio Cultural do município



A Câmara de Vereadores de Valença do Piauí aprovou nesta quinta-feira (11) Projeto de Lei de autoria das vereadoras Rafaella Sampaio e Walmaria Moura, que torna a Festa de Pentecostes de Valença do Piauí como Patrimônio Cultural e Imaterial do município.


De acordo com Walmaria Moura, a elaboração do projeto teve início ainda no ano passado e foi elaborado após várias reuniões com membros da Confraria do Divino Espírito Santo com o professor e historiador, Antônio José, e com o padre Wanderley Morais.

Na discussão do projeto, a vereadora falou sobre a importância do mesmo para o município.

“Esse projeto vai valorizar a cultura religiosa local, ele garante esse reconhecimento imaterial e cultural dessa festa, que acontece anualmente em nosso município, que é uma parceria da confraria, juntamente com a Igreja, que celebra esse momento de Pentecostes no nosso município. Pra gente construir esse projeto dialogamos bastante e chegamos à finalização dele dentro dessa propositura em virtude do município ter hoje uma das maiores festas de Pentecostes”, disse a parlamentar.

Rafaella Sampaio também enalteceu a importância do projeto e informou que a festa de Pentecostes não se resume apenas a um dia.

“Hoje se destaca entre as três festas maiores do estado do Piauí, que acontece não apenas no dia de Pentecostes, mas que a nossa cidade, o nosso município e os valencianos que moram fora passam o ano inteiro trabalhando em cima da evangelização e dos trabalhos de quermesse, missas, celebrações, peregrinações do Divino Espírito Santo, então é uma honra muito grande propormos isso”, afirmou Rafaela. O projeto foi aprovado por unanimidade em sua primeira votação.

Esse ano a celebração de Pentecostes será realizada às 19h do dia 19 de maio. Antes da celebração acontecerá por volta das 16h o cortejo pelas ruas da cidade até a Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição.

 

VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário