Por Bianca Vendramini
— São Paulo
05/04/2024 11h53 Atualizado há uma hora
Nova York — Foto: Pixabay
Um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu Nova York, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (5). O epicentro dos tremores foi a região do distrito de Lebanon, em Nova Jersey, 64 quilômetros a oeste da cidade.
O abalo ainda foi sentido em cidades como Filadélfia e Boston.
A profundidade do terremoto foi de 5 quilômetros abaixo da superfície - considerada muito baixa e que pode aumentar a intensidade do tremor. As informações são do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS, em inglês), que registra terremotos nos EUA e no mundo, e foram publicadas pelo portal g1.
Pelo X, antigo Twitter, a governadora de Nova York disse que a equipe "está avaliando impactos e eventuais danos que possam ter ocorrido".
A USGS informou ainda que não é incomum haver tremores em Nova York. Mas, disse que a magnitude registrada nesta sexta é rara.
Também pelo X, o Empire State Building, o edifício mais famoso da cidade, brincou: "EU ESTOU BEM". Depois, o perfil ainda informou que o prédio funciona normalmente após os tremores.
'Tudo começou a tremer'
O ouvinte Eduardo Menezes mora em Queens, mas estava trabalhando em Manhattan no momento do terremoto. Ele relata o momento do tremor:
"Tudo começou a tremer. Eu, a princípio, achei que fosse o trem que passa bem abaixo aqui, mas, quando eu olhei do outro lado da rua, eu vi que o outro prédio também estava balançando as janelas. Deu um certo medo de imaginar o que pode acontecer, mas foi muito rápido, questão de segundos", conta.
Eduardo ainda contou que uma série de alertas foram enviados aos moradores da região após o terremoto. Em um deles, as autoridades pedem que eles fiquem em casa:
Alerta pede que moradores de NY fiquem em casa após terremoto — Foto: Reprodução
Terremotos em sequência
Nos últimos dias, outros terremotos foram registrados pelo mundo. Na quarta-feira (3), um tremor de magnitude 7,5 atingiu o Taiwan, o mais forte registrado no país em 25 anos. Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 1.060 ficaram feridas.
Cerca de 24 horas depois, um novo tremor foi registrado na Ásia, desta vez no Japão. O abalo teve magnitude 6,3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário