Por Eric Miranda
— Rio de Janeiro
04/04/2024 07h27 Atualizado há 16 minutos
Em três meses de 2024, a dengue já matou mais que nos últimos cinco anos, em Belo Horizonte. — Foto: Divulgação
Sobe para 87 o número de mortes por dengue no estado do RJ neste ano. O número pode ser ainda maior, já que pelo menos 69 óbitos estão sob investigação. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os casos prováveis da doença passam dos 184,5 mil. Na capital, são sete mortes confirmadas e mais de 84 mil casos, apesar da cidade ter decretado o fim da epidemia de dengue na última semana.
No pico da epidemia, a capital fluminense chegou a contabilizar 2,6 mil casos por dia. Agora, o número é de 500 confirmações diárias, uma redução de mais de 80%. Apesar da melhora no cenário, o estado permanece em situação de epidemia. A vacinação também se mantém como uma das medidas de prevenção.
A Prefeitura do Rio já imunizou cerca de 100 mil crianças e adolescente de 10 a 14 anos, que fazem parte do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde. Restam apenas 40 mil doses disponíveis em estoque, por isso, o secretário de Saúde pede que as famílias levem os filhos pra tomar a vacina o quanto antes.
Na próxima semana, a prefeitura começa a desmobilizar os polos de atendimento exclusivo à dengue. Ao mesmo tempo, uma força-tarefa será montada pra imunizar o maior número possível de cariocas contra a influenza. A vacina contra a gripe já está disponível nas unidades de saúde e será aplicada até o dia 31 de maio pros grupos prioritários, que incluem idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação, gestantes e mulheres que tiveram filho recentemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário