Rio Parnaíba está 23 cm acima da cota de inundação em Luzilândia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de abr. de 2024

Rio Parnaíba está 23 cm acima da cota de inundação em Luzilândia

 Foto: Defesa Civil de Luzilândia

Rio Parnaíba em Luzilândia

Por Bárbara Rodrigues

Com a redução das chuvas, o rio Marataoan, em Barras, também saiu da situação de inundação, e agora somente o rio Parnaíba, em Luzilândia, está acima da cota de inundação. Os dados foram informados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na Bacia do Parnaíba.

Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,93 m, o que significa que está 23 cm acima da cota de inundação que é de 5,70 m, com a tendência de se manter equilíbrio nas próximas horas.

Na cidade de Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,13 m, então está apenas a 7 cm abaixo da cota de inundação, devendo manter seu nível em recessão lenta nas próximas horas, permanecendo na atual situação de alerta, desde que não sejam observadas chuvas intensas.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 6,70 m, e está 70 cm abaixo da cota de inundação. Segundo o CPRM, a tendência de momento é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores próximos de 6,55 m, continuando na condição de alerta.

Foto: Bárbara Rodrigues

Rio Longá em Esperantina

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,39 m, abaixo da cota de atenção, devendo apresentar redução, permanecendo em condição de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,60 m, portanto 30 cm abaixo da cota de atenção, em situação de normalidade, devendo manter um quadro de leve recessão nas próximas horas.

Já a cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 5,59 m. O rio está em processo recessivo, permanecendo em condição de normalidade.

“Tendo em vista o quadro atual, solicita-se que os órgãos de salvaguarda mantenham as medidas de remediação em Luzilândia, dada a situação atual de inundação. E atentos ao comportamento dos rios Marataoan em Barras e Longá em Esperantina, que ainda se encontram em níveis próximos da cota de inundação”, alertou o CPRM.

Segundo dados da CHESF, a Barragem de Boa Esperança se encontra em 91,83% de seu volume útil e a vazão descarregada no momento é de valores da ordem de 415 m³/s.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário