Por Breno Moreno
Após a parede do açude Pantanal apresentar risco de rompimento, a Prefeitura de Pimenteiras, município localizado no Sul do Piauí, abriu um sangradouro alternativo na estrutura nesta sexta-feira (12), para diminuir a pressão. Além disso, foram adotadas outras medidas de prevenção para evitar problema com uma eventual inundação.
“Primeiramente foi feito a evacuação da área. Choveu muito no município e vários riachos transbordaram. Então isso aí vai evitar que o reservatório sofra o rompimento, que essa parede principal rompa, e que essa água provoque um dano considerável sobre a cidade”, disse Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí.
Mais cedo, a Prefeitura de Pimenteiras emitiu comunicados alertando a população sobre a situação de algumas estradas e as condições da parede do açude, que ameaçava romper. A população que frequenta o local foi orientada a ficar atenta as medidas de segurança emitidas pela gestão municipal
Nos últimos três dias, a cidade foi atingida por fortes chuvas que deixaram vários estragos. A previsão é que essa condição climática permaneça durante o fim de semana. “Temos bons volumes de chuva previstos para essa região, por isso mesmo emitimos um alerta”, destacou o técnico.
Uma equipe da Defesa Civil do Piauí e da Prefeitura de Pimenteiras deve realizar, na próxima segunda-feira (15), uma vistoria na estrutura do açude e se há outras áreas na cidade que apresentam risco para alagamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário