Por Ana Carolina Tomé
— Brasília
06/04/2024 12h41 Atualizado há 8 horas
Presidente Lula — Foto: Ricardo Stuckert / PR
Em meio às discussões sobre a possível troca do presidente da Petrobras, o presidente Lula se reúne, neste sábado, com representantes de movimentos sociais, entre eles integrantes da Federação Única dos Petroleiros.
O encontro está sendo realizado aqui na Residência Oficial da Granja do Torto. Assessores do governo, afirmam, no entanto, que o assunto sobre a eventual saída de Jean Paul Prates do comando da Petrobras não está na pauta. Mas, ontem mesmo, o diretor da federação, Dayvid Bacelar, comentou sobre a questão numa rede social. Ele escreveu que Prates sofre um espancamento público e que reconhece que ele atua no fortalecimento da empresa.
A expectativa é de que Lula se reúna ainda neste fim de semana com ministros para debater o tema. Oficialmente os encontros ainda não foram agendados mas os ministros foram orientados a ficarem de sobreaviso.
Por enquanto, somente o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social e o secretário-geral da Presidência, Márcio Macedo, chegaram ao local do evento na Granja do Torto. Eles não quiseram falar com a imprensa.
Essa possível troca na cadeira da presidência da Petrobras, comandada por Jean Paul Prates, intensificou-se depois que Lula sondou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para ocupar o posto. Outros nomes também passaram a ser aventados para assumir o cargo.
Os rumores aumentaram nos últimos dias com uma disputa cada vez mais aberta entre Prates e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Isso porque durante entrevista à Folha de São Paulo, Silveira reconheceu que há um conflito entre ele mas disse que as divergências são salutares, e não pessoais. No centro desse debate está a questão da distribuição dos dividendos extraordinários da empresa.
Lula também tem feito críticas reservadas em relação a gestão de Prates que teria uma visão mais pró acionistas e pró mercado em contrate com uma ideia do presidente de ter um modelo mais desenvolvimentista.
A expectativa é de que Prates e Lula também se encontrem antes de qualquer decisão. Interlocutores do Planalto afirmam que o encontro pode ocorrer na segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário