Justiça Federal afasta presidente do conselho de administração da Petrobras do cargo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de abr. de 2024

Justiça Federal afasta presidente do conselho de administração da Petrobras do cargo



Por Milena Teixeira

e Bruno Luiz

— Brasília e São Paulo


11/04/2024 21h29 Atualizado há 10 horas


Petrobras — Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Agência O Globo




O presidente do Conselho da Petrobras, Pietro Mendes, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (11), por decisão do juiz Paulo Cézar Neves, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.


Em decisão expedida nesta quinta-feira (11), o magistrado atendeu pedido feito em ação popular que questiona os critérios de nomeação de Mendes para o posto.



O pedido foi feito pelo deputado estadual de São Paulo, Leonardo Siqueira (Novo), que alega haver ilegalidade na manutenção de Mendes no Conselho pela ausência de elaboração de lista tríplice; utilização de empresa especializada para seleção; bem como em virtude de conflito de interesse com a União ou com a própria Companhia.



Mendes é também secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, chefiado pelo ministro Alexandre Silveira - de quem é um dos principais aliados. Ele também feriu a da Lei das Estatais.



“Restou configurada, ao menos nesta análise inicial, a ilegalidade do ato administrativo de indicação de Pietro Adamo Sampaio Mendes no cargo de Conselheiro de Administração, pela União Federal, na qualidade de acionista controladora, bem como a da aprovação dessa indicação pela Assembleia Geral, e sua manutenção como Presidente do Conselho de Administração, concomitantemente com o exercício do cargo de Secretário da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia”, disse o juiz na decisão.




A CBN procurou a Petrobras, mas não houve retorno até o final desta reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário