Por Rayssa Cerdeira
— Rio de Janeiro
13/04/2024 15h52 Atualizado há 3 horas
Dia D de vacinação contra gripe no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro — Foto: Rayssa Cerdeira/CBN
O estado do Rio de Janeiro realiza, neste sábado (13), até 17h, o Dia D de vacinação contra a gripe. A campanha do Ministério da Saúde disponibilizou mais de 2 milhões de doses para serem aplicadas nos postos de saúde dos 92 municípios fluminenses. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina, mas idosos, crianças até 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas continuam sendo grupos prioritários. Ouça reportagem completa abaixo:
Um levantamento feito pelo Centro de Inteligência em Saúde, da Secretaria estadual de Saúde, mostra que o número de mortes causadas pela influenza em idosos é oito vezes maior neste ano em comparação com 2023. No primeiro trimestre de 2024, foram 17 óbitos de pessoas com 60 anos ou mais. No mesmo período do ano anterior, foram apenas duas.
No estado do Rio, neste Dia D, mais de 2,1 mil pontos de vacinação estão abertos em todo o estado. Só na capital fluminense, são 600 locais diferentes.
Na Zona Sul do Rio, a estudante Taliciane Trindade aproveitou o ponto instalado no Largo do Machado, neste sábado, para se vacinar:
"Muito importante esses pontos de vacinação próximo de casa, no final de semana. O dia a dia é muito corrido, o dia de semana é muito corrido, trabalho, então, são coisas que a gente vai deixando pra lá e não toma tanta importância, mas ver um ponto de vacinação aqui no sábado faz a gente ter essa conscientização de que tomar a vacina da gripe é muito importante. É ótimo."
A arquiteta Elaine Ribeiro também procurou um posto perto de casa, no Catete, na Zona Sul, para garantir doses do imunizante para ela e para a filha:
"Tomei minha vacina da gripe, eu tomo todo ano, acho muito importante, acho que as pessoas têm que se conscientizar da importância da vacina, principalmente da vacina da gripe. Uma gripe numa criança e num idoso é bem perigoso. Para qualquer pessoa, está em todos os postos, está disponível. Então, não tem por que as pessoas não se conscientizarem e se vacinar."
Em outro ponto da cidade, na Ilha do Governador, na Zona Norte, publicitária Bianca Loureiro ressaltou a importância de se vacinar:
"Sempre acompanho os grupos prioritários para as campanhas e essa semana acalhou de liberar para todas as idades. Então, me programei de vir aqui no sábado tomar minha vacina da gripe e proteger também a todos os meus familiares. Cheguei aqui, tem mais ou menos umas 15 pessoas na frente, mas está sendo superrápido, superdinâmico e também não para de chegar gente. Muito bom, muito importante as pessoas participarem da campanha."
A Secretaria estadual de Saúde afirma que o pico da doença deve ocorrer nos meses de julho e agosto, durante o inverno – por isso, a importância da população já estar vacinada antes desse período.
A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus da gripe: as variações dos vírus H1N1, H3N2 e gripe B.
O que é necessário para se vacinar contra gripe?
Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário