Por Redação
25/04/2024 06h11 Atualizado há uma hora
Sede da Petrobras. (Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras) — Foto: CBN
O Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta quinta-feira (dia 25) em assembleia geral dos acionistas para decidir sobre a proposta de distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da estatal.
Em março, a decisão de não pagar o lucro extra provocou uma queda de 10% nas ações da Petrobras na bolsa de valores brasileira em apenas um dia. O impasse quase derrubou o presidente da estatal, Jean Paul Prates, que era a favor da distribuição, contrariando a posição do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Na última reunião do Conselho de Administração, na sexta-feira (dia 19), o colegiado decidiu apoiar a proposta da diretoria de pagar metade dos dividendos extraordinários. O pagamento também teve o aval do presidente Lula.
Com o recuo do governo, a estatal vai pagar quase R$ 22 bilhões ao mercado, dos quais R$ 6 bilhões vão para o caixa da União, acionista majoritária da empresa.
Na assembleia desta quinta, também serão eleitos os novos membros do Conselho de Administração da Petrobras. A União, como a principal acionista da estatal, indicou 8 nomes para o órgão, incluindo Jean Paulo Prates, atual presidente da companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário