Com atrito entre Lira e governo, Haddad antecipa retorno do G20 para negociar pauta econômica - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de abr. de 2024

Com atrito entre Lira e governo, Haddad antecipa retorno do G20 para negociar pauta econômica



Por Samantha Klein


18/04/2024 14h48 Atualizado há uma hora


Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião de ministros de Finaças do G20. — Foto: Diogo Zacarias/MF




O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu antecipar o retorno de Washington onde participa de reuniões do G20 para negociar a pauta econômica de interesse do governo federal. A volta será antecipada para às 22h, pelo horário local, desta quinta-feira (18). O ministro ficaria nos Estados Unidos para as agendas desta sexta-feira (19) e voltaria para Brasília somente na segunda-feira (22). No entanto, diante do acirramento do atrito entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o Palácio do Planalto, em especial, diante das críticas públicas de Lira contra o ministro Alexandre Padilha, da Articulação Política, Haddad decidiu retomar presencialmente as negociações com o Congresso.


Entre os pontos de preocupação está a regulamentação da reforma tributária. A equipe da Fazenda tem os projetos prontos, mas os deputados da oposição se articularam nos últimos meses e apresentaram propostas antes do governo. Uma coalizão formada por 24 frentes parlamentares protocolou um conjunto de 13 projetos de lei complementares para regulamentar a EC 132/2023, promulgada em 2023.


A semana ainda foi complicada para Fazenda e Planejamento já que, na última segunda-feira, o governo anunciou a revisão das metas de superávit fiscal para os próximos anos e estabeleceu meta fiscal zero para 2025 - a projeção anterior era de superávit de 0,5%. O anúncio fez o dólar disparar e colocou o novo arcabouço fiscal em xeque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário