Por Vinícius Bernardes
e Yuri Cavalieri
— São Paulo
03/04/2024 06h13 Atualizado há 21 minutos
Prédio caído em Taiwan após forte terremoto. — Foto: CNA / AFP
Subiu para nove o número de mortos após um dos maiores terremotos já ocorridos em Taiwan. Mais de 820 pessoas se feriram e ao menos 50 desapareceram a caminho de um parque nacional, de acordo com autoridades do país asiático.
Imagens transmitidas pela televisão de Taiwan mostram edifícios inclinados num montanhoso povoado de Hualien, perto do epicentro do terremoto, de magnitude 7.7. Ao menos 26 desabaram.
Pelo menos 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto.
O terremoto, o maior dos últimos 25 anos, ocorreu a uma profundidade de 15 km no momento em que as pessoas se dirigiam para o trabalho e a escola, desencadeando um alerta de tsunami para o sul do Japão e as Filipinas. Esse alerta, porém, foi suspenso.
A Força Aérea de Taiwan disse que seis caças F-16 foram levemente danificados em uma grande base, de onde os jatos são frequentemente enviados para evitar incursões da Força Aérea da China.
Em Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Um vídeo mostra passageiros assustados dentro de um vagão do metrô, que balança fortemente.
Pelo menos 10 réplicas com magnitude acima de 5.0 foram sentidas nas horas seguintes ao terremoto, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário