STF decide que União deve indenizar família de vítima de bala perdida - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mar. de 2024

STF decide que União deve indenizar família de vítima de bala perdida



Por Redação

e Samantha Klein


09/03/2024 06h23 Atualizado há um dia




O Supremo Tribunal Federal decidiu que a União deve pagar indenização para a família de uma vítima de bala perdida em operação do Exército no Rio de Janeiro. O caso ocorreu em 2015, durante uma ação no Complexo da Maré.


A partir da situação concreta, os ministros também discutem se o Poder Público deve pagar indenização pela morte de vítimas de balas perdidas durante ações policiais, mesmo quando não seja possível verificar a origem do tiro.


Como não houve maioria, os magistrados ainda vão decidir se é obrigatório que a perícia comprove que disparos foram provenientes de armamentos utilizados por agentes públicos.



Há quatro posicionamentos diferentes. Para o relator Edson Fachin existe responsabilidade do Estado mesmo não havendo prova da origem dos tiros. Ele foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber.


Já o ministro Alexandre de Moraes entende que a responsabilização pressupõe a comprovação de que a bala partiu dos policiais ou militares. André Mendonça e Cristiano Zanin apresentaram votos em que admitem a responsabilização de morte por bala perdida, mas desde que seguidos alguns critérios.


Já houve decisões no Supremo concluindo que o Poder Público deve responder pelos danos nestas situações e, com isso, pagar indenizações às famílias das vítimas.


A advogada criminalista Beatriz Alaia Colin destaca que o Rio de Janeiro já decide em favor de indenizar as famílias das vítimas. O estado é onde mais casos de balas perdidas são registrados no país. Para ela, o STF apenas seguiu o mesmo entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário