O prefeito de Novo Oriente, Afonso Sobreira, desde que assumiu a gestão municipal vem aproveitando todo o leque de especialidades que o Instituto Federal de Valença (IFPI) pode ofertar a comunidade.
Além de ser um polo de educação federal com a oferta de cursos de formação básica e qualificação profissional, o IFPI pode ir além da sala de aula e oferecer especialidades por meio dos seus mestres e doutores com a celebração de convênios com prefeituras, empresas e órgãos públicos e privados.
Depois de equilibrar a gestão, o prefeito passou a oferecer transporte gratuito aos alunos aprovados pelo IFPI e celebrar convênios para a implantação de projetos no município como o Sistema Integrado para Produção de Alimentos, popularmente conhecido por “Sisteminha Embrapa”, que nesse fim de semana teve sua primeira etapa concluída com a despesca de peixes na comunidade Mão d’água.
Além de produzir o peixe, a água dos tanques cheia de nutrientes é usada para irrigar a horta que completa o projeto. O professor e coordenador do curso superior de Biologia Jonilsom Alves, que estava acompanhado do professor Dr. Gian Carlo falou sobre o projeto.
“O Sisteminha Emprapa é um sistema de tecnologia social de baixo custo pensado exatamente pra atender o pequeno produtor e aqui nós estamos nesse momento pra fazer a despesca do peixe panga pra mostrar que realmente é uma tecnologia viável que atende as necessidades do pequeno produtor”, explicou o coordenador, que falou das próximas etapas.
“A próxima etapa é implantarmos as outras unidades o sisteminha com a codorna, na produção de milho, com as galinhas”, adiantou.
O Secretário de Agricultura Eligleyton falou dos objetivos do projeto.
“Primeiro e principal é o combate a fome, ter um alimento de qualidade, segundo objetivo não menos importante é a comercialização é uma fonte de renda para os pequenos produtores para a agricultura familiar agora vamos fazer um estudo de viabilidade e custos para implantarmos em mais comunidades”, informou o Eligleyton.
O secretário de meio ambiente José Carlos informou que o sisteminha é o único da região que funciona com energia solar agregando mais esse benefício a natureza. Ele também agradeceu aos proprietários seu Vicente e Ariano por aceitar o projeto, assim como agradeceu aos servidores e ao prefeito Afonso pelo apoio.
O projeto piloto implantado a cerca de um ano foi aprovado pelo senhor Eriano, que comemorou a despesca dos peixes e enfatizou sobre o aproveitamento da água rica em nutrientes para a produção de hortaliças e frutas.
“A água tem bastante vitamina, economiza em adubo, organizo que tinha que comprar fora e hoje nós produzimos parte aqui na propriedade”, comemorou.
O prefeito Afonso falou da importância da parceria com o IFPI Valença.
“Desde o inicio da gestão que eu tenho procurado o Instituto Federal para com seu corpo técnico nos ajudar com o desenvolvimento da agricultura, agropecuária, criação de peixe, mel, frutas temos contado com esse apoio”, disse o gestor, que falou dos próximos passos.
“O objetivo disso é mostrar que numa pequena propriedade ela pode ser muito produtiva, essa integração aqui do peixe com a hortaliça com a fruta é fundamental e com isso você consegue melhorar a situação econômica da família que produz, melhora a alimentação dos colégios que eles vendem e da própria população, então o nosso objetivo é ampliar esse sistema que a gente viu que dá muito certo na nossa região e com isso levar renda para várias famílias”, externou Afonso Sobreira que agradeceu aos vereadores Zé Nilton e Som do PT e a secretária de comunicação Marcia Oliveira pela presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário