Um operação policial que investiga desvio de verba pública no município de Valença do Piauí (a 216km de Teresina) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em endereços relacionados com os investigados localizados em Teresina, entre eles casas e empresas, também foram cumpridos mandados de sequestro de bens e valores.
A Operação Epílogo é uma ação da Polícia Federal em conjunto com o Controladoria Geral da União. A investigação apura e combate o desvio de recurso federais que seriam destinados a área de saúde do município.
As investigações foram iniciadas após denúncia recebida pela PF e pela CGU. Os primeiros indícios apontavam para a ocorrência de superfaturamento na execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva em prédios públicos contratados através de ata de registro de preços, que posteriormente foi objeto de adesão por outro município vizinho.
Os dados financeiros analisados mostram ainda movimentações envolvendo a empresa contratada e ex-agentes públicos e políticos ligados aos municípios contratantes, com características de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Em nota, a PF afirma que o objetivo da ação de hoje é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde.
Os investigados podem responder por crimes licitatórios, crimes contra a Administração Pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Da Redação com informações da PF
Nenhum comentário:
Postar um comentário