Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar porque ficou na embaixada da Hungria por duas noites - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mar. de 2024

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar porque ficou na embaixada da Hungria por duas noites



Por Redação

— Rio de Janeiro


26/03/2024 06h13 Atualizado há uma hora


Imagens mostram Bolsonaro na Embaixada da Hungria — Foto: Reprodução/The New York Times




O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro explicar os motivos de ter passado duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília. Moraes é relator do inquérito que investiga Bolsonaro, políticos e militares por tentativa de golpe de Estado.


No âmbito desse inquérito, no dia 8 de fevereiro, o ministro determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente, para que Bolsonaro não deixasse o país. Poucos dias depois, entre 12 e 14 de fevereiro, Bolsonaro ficou hospedado na embaixada da Hungria.


'Frequento embaixadas pelo país', diz Bolsonaro após investigação da PF





A Polícia Federal vai investigar o caso. As imagens foram reveladas pelo jornal The New York Times.


Depois da repercussão, o Itamaraty convocou o embaixador húngaro, Miklos Halmai, a prestar explicações. Ele se reuniu por 20 minutos com a a secretária de Europa e América do Norte da diplomacia brasileira. Uma fonte do Itamaraty disse que o embaixador foi 'lacônico' e tentou tratar a estadia de Bolsonaro como algo normal.


Segundo o jornal americano, Bolsonaro estaria tentando se valer da amizade com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, para escapar da Justiça. Dentro da representação estrangeira, ele não poderia ser preso por não estar submetido à lei brasileira.


Bolsonaro e Orbán são aliados históricos. Em 2022, em uma viagem à Hungria, o então presidente chegou a chamar o premier húngaro de 'irmão'. No período das eleições, a Hungria chegou a oferecer ajuda para a reeleição de Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário