Por Redação
— Rio de Janeiro
06/03/2024 06h22 Atualizado há uma hora
Vacinação contra dengue com a vacina Qdenga — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O Ministério da Saúde permite a partir desta quarta-feira (dia 6) que estados ampliem a faixa etária que pode ser vacinada contra a dengue. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o Ministério começou a ser procurado por vários governos e prefeituras que pretendem antecipar a vacinação contra dengue para adolescentes entre 12 e 14 anos.
Os estados serão orientados sobre o tema para que aumentem a idade de aplicação, desde que não prejudiquem as doses de reforço, que devem ser feitas em um intervalo de 90 dias.
Distrito Federal, Acre, Mato Grosso do Sul e Goiás já aumentaram para até 14 anos a lista dos que podem receber a proteção, enquanto o Rio de Janeiro aumentou para 12 anos.
O Brasil já registrou mais de 1,250 milhão casos da doença em 2024. É o que mostra o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. Até agora, 299 mortes foram contabilizadas. Outras 775 estão em investigação.
São Paulo decretou estado de emergência. A medida foi tomada após o estado chegar a 300 casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes.
Nessa terça (dia 5), em meio à explosão de casos da dengue e à nova alta da taxa de transmissão da covid-19 em todo o país, o governo decidiu antecipar mais uma vez a campanha de vacinação contra a gripe. As primeiras doses estão sendo distribuídas aos estados que estão autorizados a começar a aplicação a partir desta quarta-feira (dia 6).
A decisão do Ministério da Saúde, portanto, é que as unidades federativas não precisam esperar até o dia 25 de março para começar a campanha.
O Instituto Butantan já fez a primeira entrega de cinco milhões de doses na semana passada. A Fiocruz também iniciou as remessas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário