Por Larissa Lopes
— Brasília
14/03/2024 07h12 Atualizado há 32 minutos
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, vai nesta quinta-feira (dia 14) ao Senado falar sobre a crise diplomática com Israel por causa das recentes declarações do presidente Lula. Segundo a comissão de Relações Exteriores, a presença do chanceler está confirmada a partir das 10h.
Vieira irá como convidado, após negociação feita pelo senador Renan Calheiros, aliado do governo, para evitar que o ministro fosse convocado pela oposição. Se fosse convocado, seria obrigado a comparecer, sob pena de crime de responsabilidade. Com o convite, o comparecimento do ministro não é compulsório.
Integrantes do colegiado decidiram ainda no mês passado chamar o ministro a prestar esclarecimentos depois de Lula ter comparado os ataques de israelenses na Faixa de Gaza às ações de Hitler no holocausto. Após essa declaração, se abriu crise com Israel, que declarou Lula como 'persona non grata', apontando que ele não é mais bem vindo ao país israelense. O chanceler também deve ser questionado sobre a guerra na Ucrânia e ações da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário