Por Paula Sampaio
O Governo do Estado, por meio da Piauí Fomento, lançou uma linha de crédito de até R$ 21 mil para mulheres empreendedoras. No total, a ação, que recebeu o nome de Fomento Mulher - Estímulo ao Empreendedorismo Feminino, receberá o investimento de R$ 2 milhões.
O programa faz parte de um conjunto de iniciativas lançadas na campanha “Março Mulher 2024”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que acontece nesta sexta-feira (08).
Segundo o Diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo, para ter acesso ao crédito, a mulher poderá ser pessoa física ou pessoa jurídica e terá que estar empreendendo no campo ou na cidade.
“Muitas instituições financeiras nem concedem crédito para a mulher quando está iniciando. Então, uma das prioridades é que a mulher que também quer iniciar o seu negócio, fez algum curso, a gente vai poder investir no negócio dela”, explicou.
Ainda durante a solenidade foi feito o lançamento da 3ª edição do Programa Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade, bem como o lançamento do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; lançamento do Selo Mais Mulheres, do projeto “Elas Empreendem: Resistência Negra - Fios da Ancestralidade”.
Também foram lançados os editais: Autonomia Econômica e Cuidados de Mulheres Negras e Autonomia Econômica e Cuidados de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgênero (LBTs), Investe Nelas.
Foto: Gabriel Paulino/ CCOM
A secretária Zenaide Lustosa fez um balanço das ações lançadas e pontuou que a expectativa é de que as policiais contribuam para o avanço na equidade de gênero em espaços de trabalho.
“Nós estamos hoje trabalhando na equidade de gênero, não só nas organizações públicas, mas em todo o estado do Piauí, principalmente em 2024, que é o ano de eleição. E a gente precisa avançar por mulher nesses espaços políticos como prefeita, vice, vereadoras, porque nós somos 52,6% da população, mas representamos só 12,5% do executivo municipal e 16% do legislativo, então a gente precisa avançar. E essas ações que são desenvolvidas pelo Estado, justamente em parceria com os municípios e com a sociedade civil, é que vai permitir que as mulheres sejam protagonistas da história e possam transformar a sociedade”, destacou.
Durante o evento realizado no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles (PT) apresentou uma análise objetiva dos avanços e desafios enfrentados pelo governo no diz respeito a políticas públicas para mulheres.
Ele destacou a crescente representatividade das mulheres nos cargos de poder, à exemplo do Tribunal de Contas (TCE), onde três dos sete conselheiros são mulheres. Além disso, mencionou iniciativas concretas como a universalização da Patrulha Maria da Penha em todos os batalhões da Polícia Militar, investimentos em linhas de crédito direcionadas para mulheres empreendedoras e programas de aquisição de alimentos privilegiando agricultoras familiares.
“Esse dia é o momento da gente celebrar os avanços e apontar os desafios. Foi o que fizemos aqui, nesse momento aqui, muito prestigiado do Palácio de Karnak. Então, temos avanços, como a ocupação das mulheres no espaço de poder, o sistema de tribunal de contas, do próprio poder executivo, mas também destacando ações concretas. A universalização da Patrulha Maria da Penha, todos os batalhões da Polícia Militar, o investimento em linhas de crédito específico para mulheres empreendedoras, o programa de aquisição de alimentos priorizando agricultoras familiares, a qualificação profissional de mulheres, o programa que em breve vamos lançar nas escolas”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário