É só dor': falta de luz em SP interrompe fornecimento de morfina a paciente da Santa Casa - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de mar. de 2024

É só dor': falta de luz em SP interrompe fornecimento de morfina a paciente da Santa Casa



Por Bruno Luiz

— São Paulo


20/03/2024 16h32 Atualizado há 41 minutos


Gerador da Enel em frente a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo durante apagão — Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil




Após mais de 48 horas, moradores do Centro de São Paulo ainda não tiveram o fornecimento de energia totalmente restabelecido nesta quarta-feira (20). A Santa Casa de Misericórdia, hospital de referência da região, foi um dos locais afetados.


Segundo a instituição, a energia foi restabelecida e não houve prejuízo a atendimentos essenciais, já que as áreas continuaram funcionando com gerador. Mas, pacientes que tinham consultas marcadas ou procedimentos para realizar foram afetados.


É o caso da mãe do Kleber Elias, que está hospitalizada na área de cuidados paliativos. Ela ficou temporariamente sem receber morfina porque a máquina que aplica o medicamento ficou sem funcionar.




"Nós estamos aqui desde o dia 15. Ela está utilizando bomba de infusão, para uso de morfina, porque é a única medicação que minimiza a dor crônica que ela tem, devido ao câncer e à metástase que ela está sofrendo. Infelizmente, sem morfina, é só dor, é só sofrimento", afirma.




Já Denise Teixeira veio de Registro, no interior de São Paulo, a cerca de três horas da capital. Ela teve a consulta cancelada por causa da falta de luz.



"Chegamos às 6h para aguardar a consulta das 13h. Fizemos uma ficha às 10h30, porque ia começar o atendimento às 13h. Quando faltava 10 minutos para às 13h, eles cancelaram porque acabou a energia", relata.


O que diz a Enel?




Nesta quarta-feira (20), pela manhã, a Enel, concessionária de energia da cidade, chegou a dizer que a luz tinha voltado para todos os clientes. Mas, as reclamações sobre falta de energia continuavam entre moradores e comerciantes.


No início da tarde, por volta das 12h40, a luz voltou a cair. Em nota, a Enel disse que o fornecimento já foi retomado para 60% dos endereços por volta das 14h.


A Enel afirmou que o novo apagão foi causado por uma nova ocorrência em dos circuitos da rede subterrânea de distribuição que atende os bairros do Centro.


Durante o trabalho de reconfiguração da rede, equipes da empresa identificaram um indicativo de nova falha, optando por desligar preventivamente um dos circuitos para realizar uma nova intervenção.




Ministro pede investigação




O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou ofício à ANEEL, determinando apuração rápida do caso e a responsabilização e punição rigorosa da concessionária.


Segundo o ministro, o novo apagão se soma a diversas outras falhas na prestação dos serviços de energia elétrica pela concessionária, que tem demonstrado “incapacidade de prestação dos serviços de qualidade à população".

Nenhum comentário:

Postar um comentário