O 4º Subgrupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em Picos, capturou na noite desta terça-feira (05) um jacaré de mais de 1 metro no bairro Conduru. O réptil invadiu uma residência e assustou moradores.
Com as fortes chuvas que têm caído nos últimos dias na cidade, animais silvestres tem invadido o ambiente urbano em busca de refúgio.
O comandante do 4º GBM, tenente Medeiros, destacou que em caso de aparecimento de animais, a população não deve se arriscar buscando capturá-lo, a orientação é acionar o número 193.
"A moradora ao perceber que o jacaré estava dentro de casa acionou o Corpo de Bombeiros para fazer a captura. Em situações como essa, é necessário isolar o ambiente, mantendo sempre o distanciamento seguro, nunca tentar capturar o animal por conta própria e acionar 193. Após fazermos a captura esse animal é devolvido em segurança para o seu habitat seguro", informou tenente Medeiros.
De acordo com dados da instituição, de janeiro a março de 2024, o número de ocorrências com animais silvestres mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, foram capturados 14 cobras e um jacaré e, neste ano, já foram capturadas 21 cobras e três jacarés no município de Picos.
Dicas
A população pode adotar alguns cuidados e evitar acidentes envolvendo o aparecimento de animais silvestres. Veja dicas!
- Limpeza regular do quintal em casa;
- Não manter lixo e entulhos em casa;
- Morando em áreas próximas a vegetação nativa, procurar evitar acessos desses animais aos imóveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário