Cabelo nevado, vídeo acelerado e dancinhas: geração Z entra na mira dos candidatos de 2024 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de mar. de 2024

Cabelo nevado, vídeo acelerado e dancinhas: geração Z entra na mira dos candidatos de 2024



Por Milena Teixeira

— Brasília


15/03/2024 07h02 Atualizado 15/03/2024





De olho nas eleições municipais e no voto dos eleitores mais descolados, os candidatos estão inovando para atrair a atenção deste público. Políticos de Norte a Sul têm aderido as trends de tiktok, feito dancinhas, vídeos acelerados e até mesmo pintado o cabelo de loiro - ou como se diz na internet: nevado.


É caso do prefeito de Recife, João Campos, do PSB, que ao tingir o cabelo ganhou quase um milhão de seguidores apenas no Instagram. Ele alegou que fez a mudança no visual por causa de uma brincadeira e também como forma de valorização da cultura periférica. Mas, no bastidor do marketing estratégico, o movimento de João foi visto um grande case de sucesso.



A preocupação dos candidatos com os jovens tem motivo: o número de eleitores com menos de 18 anos cresceu mais de 14% até janeiro de 2024 na comparação com o último pleito municipal, em 2020. Segundo o TSE, a expansão do eleitorado da faixa etária de 16 e 17 anos, período em que o voto é facultativo, interrompeu uma sequência de quedas em eleições municipais.


No caso de prefeitos de grandes capitais, que tentam à reeleição, os gestores de Salvador, Rio de Janeiro e Florianópolis largaram na frente e são figuras constantes nas trends no tik tok. Um dos que mais costuma viralizar é Topazio Neto, da capital catarinense que diariamente publica gravações dançando e, até cantando.


Tudo é feito numa linguagem muito simples e sempre pensado na regionalidade e no que é tendência no momento. Um politico do Nordeste, por exemplo, tende a publicar vídeos com ritmos da região, como o 'Piseiro'. A ideia é que se passe mensagens de pertencimento ao local.


Já um candidato do Sudeste, como o deputado Kim Kataguiri, do União Brasil, que disputa a prefeitura de São Paulo, opta por postar conteudos ligados a games - por ser justamente seguido por mais jovens ligados ao mundo nerd.


Nos próximos dias 18 a 22 de março, a Justiça Eleitoral deve lançar uma campanha nacional para estimular os jovens a votarem. A ação "A sua voz vai fazer história”, vai chamar jovens de 16 e 17 anos a votar pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário