Por Debora Freitas
24/02/2024 06h43 Atualizado há uma hora
Desabamento de casa desaba em Japeri. — Foto: Foto: Reprodução
Subiu para nove o número de mortos pelo temporal de quarta-feira no estado do Rio de Janeiro. Após 48 horas de buscas, as equipes do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo de uma menina de 6 anos que estava desaparecida na cidade de Mendes, no Sul Fluminense.
As outras oito mortes aconteceram nos municípios de Barra do Piraí, Japeri e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Mais de seiscentas e cinquenta pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. O governo federal montou um gabinete de crise para apoiar as cidades do Rio que foram afetadas pelas chuvas.
Nos próximos dias, técnicos da Defesa Civil Nacional vão auxiliar os municípios na produção dos planos humanitários e dos projetos de trabalho para reconstrução dos locais atingidos.
O secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, diz que assim que os projetos forem homologados o governo consegue enviar os recursos necessários dentro de 72 horas.
O dinheiro será usado para comprar itens emergenciais como colchões, água e produtos de limpeza por exemplo. Já os projetos englobam obras de reconstrução de pontos essenciais nas cidades.
Alguns municípios ainda estão com dificuldade de acesso, devido a quedas de encostas e deslizamentos. É o caso de Engenheiro Paulo de Frontin, que tem as duas principais rodovias com bloqueios nesse momento. O prefeito Maneko Artemenko diz que o principal temor é que haja desabastecimento de combustível e alimentos na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário