Rio de Janeiro inicia estudo que planeja vacinar 20 mil adultos contra a dengue - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de fev. de 2024

Rio de Janeiro inicia estudo que planeja vacinar 20 mil adultos contra a dengue




Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. — Foto: Reprodução/Flickr




A cidade do Rio de Janeiro começou nesta sexta-feira (16) o estudo que planeja vacinar 20 mil adultos contra a dengue. A iniciativa é da prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz.


As primeiras doses da vacina da pesquisa foram aplicadas na região de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. O estudo será voltado para pessoas na faixa de 18 a 40 anos de idade. No final de fevereiro, o município vai começar a vacinar crianças de 10 a 14 anos. A cidade recebeu 354 mil doses para o início da campanha.



Leia também:


A participação no estudo é voluntária. A vacina será aplicada em duas doses com intervalo de 90 dias entre uma e outra. Quem já teve dengue não está impedido de participar da pesquisa.


Durante dois anos, os pesquisadores vão colher informações sobre casos, hospitalizações e mortes para observar a diferença de comportamento do vírus entre vacinados e não vacinados.


O imunizante é o Qdenga, fabricado pelo laboratório japonês Takeda e recém-incorporado pelo Ministério da Saúde ao Programa Nacional de Imunizações. A Qdenga oferece proteção contra os quatro subtipos do vírus da dengue existentes.


Até o momento, a cidade já registrou 21 mil. casos de dengue. Em todo o ano passado foram 23 mil.


Na quarta-feira, foi confirmada a segunda morte por dengue no município do Rio de Janeiro. A cidade está em situação de emergência desde o dia 5 deste mês. Agora são quatro óbitos em todo o estado em 2024: dois na capital, um em Mangaratiba e um em Itatiaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário