Por Redação
— Rio de Janeiro
22/02/2024 06h10 Atualizado há 6 horas
Ex-presidente Jair Bolsonaro. — Foto: Allison Sales / FotoRua / Agência O Globo
Está marcado para esta quinta-feira (dia 22) o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal em Brasília sobre a tentativa de golpe de Estado. Também foram intimados para depor outros treze investigados, incluindo os generais Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além do almirante Almir Garnier. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também foram chamados para prestar esclarecimentos.
Para evitar a combinação de versões, os depoimentos foram marcados para ocorrer de forma simultânea, a partir das 14h30. Onze deles serão realizados em Brasília e três no Rio de Janeiro.
Todos os intimados foram alvos da Operação Tempus Veritatis, deflagrada há duas semanas por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com as investigações, Bolsonaro e aliados se organizaram para tentar dar um golpe e impedir a posse do presidente Lula.
Parte da investigação envolve a reunião ministerial em 5 de julho de 2022 quando Bolsonaro diz a ministros que eles não poderiam esperar o resultado da eleição para agir.
A defesa de Bolsonaro tentou adiar ou até suspender o depoimento, mas o ministro do STF, Alexandre de Moraes, negou todos os pedidos.
Ontem, numa entrevista à CBN Recife, Bolsonaro voltou a negar que tenha articulado o golpe e evitou confirmar se vai comparecer ao depoimento, mesmo que seja para ficar em silêncio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário