Lula vai tratar sobre guerra entre Israel e Hamas com presidente do Egito - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de fev. de 2024

Lula vai tratar sobre guerra entre Israel e Hamas com presidente do Egito



Por Felipe Igreja

— Brasília


15/02/2024 07h19 Atualizado há 33 minutos


Lula durante visita as Pirâmides de Gizé, em Cairo no Egito. — Foto: Ricardo Stuckert / PR




O presidente Lula cumpre nesta quinta-feira (dia 15) uma série de compromissos oficiais no Cairo, capital do Egito. O petista desembarcou nessa quarta na cidade, na primeira viagem internacional do ano, mas teve um dia de folga. Ele aproveitou para visitar as pirâmides, onde esteve também no primeiro mandato como presidente, em 2003.






Assim, agora, começa de fato o programa oficial da visita, com uma reunião entre o petista e o presidente do Egito, Abdel Fatah El-Sisi.



No encontro, Lula deve tratar sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, além de tratarem de acordos internacionais na área de bionergia. O Brasil conseguiu resgatar cidadãos da Faixa de Gaza, que estavam em meio ao conflito, passando justamente pela fronteira com o Egito. O país africano também desempenha relevante papel de mediação no conflito e Lula deve agradecer a liberação para a passagem dos brasileiros e pedir ainda que outros possam utilizar a passagem por Rafah.


Serão duas reuniões com Abdel Fatah Al-Sisi, uma privada e outra ampliada. Ao final os dois devem conversar com os jornalistas.




Lula visita Liga Árabe




Após a reunião com o presidente egípcio, o petista visitará a sede da Liga Árabe, no Cairo, e será recebido pelo secretário-geral da organização, Ahmed Abul. Lula vai participar de uma sessão extraordinária do Conselho de Representantes da Liga dos Estados Árabes. A expectativa ainda é que o chefe do Executivo brasileiro faça um discurso em defesa da Palestina.


Depois de passar pelo Egito, o petista seguirá ainda para a Etiópia, segundo destino do giro pela África. O presidente brasileiro terá reuniões com autoridades locais e vai participar como convidado da Assembleia da União Africana. É a segunda vez neste mandato que Lula vai ao continente africano. No ano passado, o presidente foi a África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário