14/02/2024 06h17 Atualizado há uma hora
Presidente Lula — Foto: André Violatti/Ato Press/Agência O Globo
O presidente Lula desembarcou agora há pouco no Cairo, capital do Egito, na primeira viagem internacional do ano. Ainda nesta semana, o presidente visitará a Etiópia, onde vai participar da Cúpula da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.
Egito e Etiópia foram recentemente integrados ao BRICs, bloco que reúne as principais economias emergentes do mundo.
Ainda nesta quarta-feira (dia 14), Lula deverá visitar as pirâmides e terá reuniões bilaterais nesta quinta-feira (dia 15) com o presidente do Egito, Abdul Fatah Al- Sisi, para discussões políticas e comerciais. O governo brasileiro espera que o Egito aprove nos próximos meses novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para exportação de carne bovina.
Um dos principais compromissos do presidente no Cairo será uma visita à sede da Liga Árabe, onde deverá fazer um discurso em defesa da Palestina. O Egito participou das negociações para a retirada de brasileiros da Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e o Hamas.
Embora a agenda oficial ainda não esteja totalmente definida, existe a possibilidade de reunião bilateral com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
O presidente da Confederação Israelita no Brasil, Cláudio Lottenberg, acredita que a viagem de Lula pode render bons frutos, como a negociação de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, desde que o presidente adote uma postura diplomática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário