Por Mariene Lino
— Rio de Janeiro
21/02/2024 14h23 Atualizado há 2 horas
O governador do Rio, anunciou que o estado vive uma epidemia de dengue. O decreto será publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial. Segundo Cláudio Castro, a medida foi tomada porque há um aumento expressivo no número de casos, principalmente nas regiões Metropolitana, Serrana e Centro-Sul do estado.
De acordo com o balanço do Governo do Rio, o estado tem cerca de 49,4 mil casos prováveis de dengue, cerca de 96% do número registrado em 2023, de 51 mil. Até agora, quatro mortes em decorrência da doença foram confirmadas: duas na capital; uma em Mangaratiba, na Costa Verde; e uma em Itatiaia, no Sul fluminense. Segundo o governador, a projeção é que o estado do Rio registre 150 mil casos de dengue até maio.
O decreto de epidemia permite mais celeridade para adquirir equipamentos e insumos para os municípios, a depender da situação de cada um. Diante do cenário de epidemia, foi criado um Centro de Operações de Emergência em Saúde específico para dengue, na sede da Secretaria de Saúde, onde o panorama de todo o estado será mapeado, com o objetivo de dar respostas mais rápidas aos municípios.
Além disso, subiu para 22 o número de salas de hidratação: 11 em UPAs e 11 cedidas pelo estado para as prefeituras.
Em 5 de fevereiro, a cidade do Rio já tinha decretado situação de emergência na saúde por causa da epidemia de dengue, assim como Angra dos Reis, na Costa Verde, e Itatiaia, no Sul fluminense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário