Após as últimas chuvas registradas no estado, a sala de monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) identificou, nesta quarta-feira (21), nove trechos da Bacia do Rio Parnaíba que estão em situação de alerta, com 10% acima da cota de normalidade.
O levantamento foi feito em parceria com órgãos do Maranhão e da Agência Nacional de Águas (ANA). “Acordamos no dia de hoje com esses trechos em cota de atenção, que quer dizer que estão com 10% acima da cota de normalidade anual”, informou a climatologista Sara Cardoso.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
A situação afeta oito municípios piauienses. Em São João do Piauí, um trecho do Rio Parnaíba encontra-se em cota de alerta. A cidade registrou o maior volume de precipitação nas últimas 24 horas, com 177,8 milímetros. Confira todos os demais trechos:
- Santa Filomena - Rio Parnaíba - 02 trechos
- São João do Piauí - Rio Parnaíba - 01 trecho
- Santa Cruz do Piauí - Rio Itaim - 01 trecho
- Francisco Ayres - Rio Canindé - 01 trecho
- Prata do Piauí - Rio Poti - 01 trecho
- Castelo do Piauí - Rio Poti - 01 trecho
- Miguel Alves - Rio Parnaíba - 01 trecho
- São José do Divino - Rio Longá - 01 trecho
A Semarh comunicou a situação à Defesa Civil, para que as medidas de prevenção sejam adotadas nos locais mais críticos. “Precisamos monitorar por conta da população que vive em áreas ribeirinhas, próximo a esses trechos que estão apresentando esse elevado volume”, concluiu a climatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário