P
or Maria Clara Aucar
— Rio de Janeiro
25/02/2024 12h25 Atualizado há 6 horas
Ana Marcela Cunha, campeã olímpica da maratona aquática, conquistou o primeiro ouro da temporada na competição Rainha do Mar 2024, que aconteceu na manhã desse domingo, na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. A atleta competiu na prova Elite, em que dez atletas disputaram três baterias diferentes, de 500 metros, mil metros e mil e quinhentos metros.
Em entrevista à TV Globo, Ana Marcela comemorou a volta do título de Rainha do Mar para o Brasil. Ela disse que, agora, o foco está nos Jogos Olímpicos, que começa em julho, em Paris.
'Olha, faziam muitos anos que a gente não conseguia trazer o título de Rainha de volta para o Brasil. Acho que uma das últimas vezes foi quando eu tava com o apoio, a gente nadou em revezamento, ainda era rei e rainha. E eu tô muito feliz de poder estar aqui no Brasil, de começar o ano agora com uma chave de ouro. Fui bronze no Mundial, mas estar classificada é um grande alívio. E eu acho que hoje é poder desfrutar disso aqui de estar com a torcida, uma coisa que a gente não tem muito. Eu tô muito feliz de poder conquistar esse título, que faltava, todo mundo brincando. E agora é seis meses pros Jogos Olímpicos e foco total'.
O segundo lugar também ficou com uma brasileira, a também nadadora olímpica Vivi Jungblut. Já a francesa Océane Cassignol conquistou o terceiro lugar da categoria de elite.
A competição Rainha do Mar também tem espaço para as nadadoras amadoras. As provas começaram cedo, por volta das seis e meia da manhã. A aposentada Herilene de Freitas ganhou medalha de ouro na categoria das atletas com mais de 80 anos. Ela contou que começou a nadar quando se aposentou, aos 53 anos, e não parou mais.
aposentada Herilene de Freitas ganhou medalha de ouro na categoria das atletas com mais de 80 anos — Foto: Maria Clara Aucar/CBN
'A natação é minha vida. Me faz jovem. Eu estou com 82 anos, que eu vou fazer esse ano, e sempre, sempre participando. Vim do Japão, agora em 2023, participei da [prova] 3 km no mar, ganhei o ouro lá. E, na Tailândia, também em 2023, 2 km também, ganhei o ouro lá. Participei do Campeonato Mundial desde 1996, que eu participo das competições no México, na Itália, em Sydney, na Austrália, aqui na América do Sul inteira, então estou sempre por aqui. Isso é minha vida. Sempre ganhando, eu gosto'.
A premiação para o Rainha do Mar 2024 inclui troféus para as três primeiras colocadas na categoria geral. Todas as atletas que completarem a prova segundo o regulamento receberam uma medalha finisher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário