Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com
Por Paula Sampaio
Foram entregues, na manhã desta segunda-feira (5), tratores e equipamentos agrícolas para a agricultura familiar de19 municípios do Piauí. A entrega foi feita, pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT).
Segundo o ministro, os equipamentos tem um orçamento de R$ 4,3 milhões, sendo parte deste de emenda da ex-deputada, Rejane Dias (PT), atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado.
Wellington Dias destacou a importância de aumentar a produtividade na agricultura, usando a tecnologia para melhorar o processo de cultivo e a colheita. Ele pontuou também a transição de métodos rudimentares para práticas mais avançadas, como o uso de tratores, insumos e adubos, resultando em maiores quantidades de colheita na mesma área.
“O presidente Lula sabe a importância de trabalharmos o aumento da produtividade. Ali alguém que plantava, sei lá, um milho, tirava 800 quilos e aí de repente trabalha a tecnologia sai de lá daquela planta rudimentar, só com a enxada, ele pode ter ali um trator, poder preparar a terra, poder ter a presença de insumos, de adubo, poder ter o trato adequado e lá na hora da colheita você está colhendo lá, sei lá, cinco, seis, dez mil toneladas ali naquela mesma área”, explicou.
O ministro também disse que o recurso em questão estava “travada” na gestão passada, sendo liberada, agora, pelo presidente Lula (PT).
“Só não perdemos muitos recursos porque ousamos ir à justiça pedir para que a lei fosse cumprida e não tivesse ali o cancelamento de vários convênios”, disse.
A secretária da SAF, Rejane Tavares, afirmou que ainda há um desafio em proporcionar acesso à tecnologia e mecanização para agricultores familiares, sendo este um índice ainda baixo no estado. Ela pontuou que uma parceria do Consórcio Nordeste com a China, pretende melhorar essa estatística.
“Nós temos ainda um índice muito baixo de agricultores familiares com acesso à tecnologia e com acesso à mecanização. E estamos nessa luta para ampliar isso cada vez mais e vamos poder fazer isso. Agora, através da parceria que o Consórcio Nordeste fez com a China e que o Piauí está inserido dentro desse processo, queremos ainda, esse ano, estar trazendo essas máquinas que impactam muito menos na questão ambiental, mas elas têm um grande impacto social na otimização do trabalho da agricultura familiar”, relatou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário