Por Vinícius Bernardes — São Paulo
16/01/2024 06h12 Atualizado há uma hora
Trump após primeira vitória na corrida para eleições de 2024. — Foto: Jim WATSON / AFP
Confirmando as expectativas, o ex-presidente Donald Trump venceu a primeira disputa pela nomeação republicana para a corrida à Casa Branca. Ele obteve 51% de apoio em Iowa, primeiro estado a votar nesta etapa do pleito. O resultado foi o maior percentual do partido, desde George W. Bush em 2000.
O governador da Flórida Ron DeSantis, ficou em segundo lugar com 21%, seguido pela ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, com 19%.
A distância frustrou as expectativas daqueles que queriam uma alternativa ao empresário por indicar um possível novo confronto entre Trump e Joe Biden em novembro.
Após a vitória, o republicano agradeceu os eleitores e adotou um tom conciliatório, reforçando a união entre republicanos e democratas. O político também voltou a criticar Joe Biden e falou sobre questões externas como a guerra na Ucrânia e a crise no Oriente Médio.
Diferentemente do Brasil, a escolha dos nomes que irão disputar a presidência dos Estados Unidos é feita por uma série de eleições em cada estado
Nesta segunda-feira, os eleitores de Iowa enfrentaram uma sensação térmica de -40º C para voltarem no caucus, pequenas assembleias nas quais os eleitores debatem e, na sequência, votam no candidato que acham que deve concorrer pelo partido
Nenhum comentário:
Postar um comentário