Por Vinícius Bernardes — São Paulo
24/01/2024 06h29 Atualizado há uma hora
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Confirmando o favoritismo, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu novamente a corrida do partido republicano pela indicação à Casa Branca. Desta vez, o pleito foi em New Hampshire, estado com um eleitorado mais moderado e com a possibilidade de participação de grupos independentes.
Localizada na Costa Leste dos Estados Unidos, a área era uma das esperanças da candidata Nikki Haley, principal adversária de Trump. Ele obteve 54% dos votos, contra 43% da ex-governadora da Carolina do Sul.
Apesar da vitória, o ex-presidente esperava uma margem maior sobre a oponente, que assumiu o segundo lugar após a desistência de Ron DeSantis.
Durante a noite, Haley parabenizou Trump pelas redes sociais, mas disse que vai continuar na corrida. Ela reforçou que New Hampshire "não é o último" estado e que o próximo é a Carolina do Sul, onde foi governadora.
Trump foi impulsionado por pequenas cidades
De acordo com a Associated Press, Trump venceu impulsionado pela votação nas pequenas cidades de New Hampshire. A maioria dos eleitores que participaram desta etapa do pleito mora em pequenos municípios da região. Ele conquistou 7 em cada 10 republicanos do estado que se identificam como conservadores. Os eleitores da região têm como principais preocupações a imigração e a economia.
Na semana passada, Trump venceu em Iowa, com 30 pontos percentuais de vantagem sobre Ron DeSantis. Atual governador da Flórida desistiu da disputa no domingo, dias depois do pleito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário