O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta sexta-feira (12), que até o fim do mês de fevereiro mais municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais serão beneficiados com o Programa Piauí Saúde Digital, que atende, hoje, as cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco. A informação foi divulgada pelo chefe do Executivo estadual durante apresentação da iniciativa, em Piriripi, ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Rafael e Wellington, acompanhados de deputados federais e estaduais, além de outras autoridades, estiveram no Centro de Especialidades Adauto Coelho de Resende, Centro de Imagem da Secretaria da Saúde e Espaço de Saúde Indígena Cacique Zé Guilherme, em Piripiri.
“Essa integração entre município, Estado e governo federal, por meio de um sistema moderno, inteligente e usando a tecnologia, permite levar à população de qualquer comunidade e município, o atendimento de especialistas e exames de forma muito mais facilitada e ágil, melhorando a vida das pessoas”, disse o governador.
O programa Piauí Saúde Digital, lançado em abril, permite que o paciente seja atendido em 10 especialidades, por meio de telemedicina, nas próprias unidades básicas de saúde (UBS). O programa Saúde Digital já beneficiou cerca de 20 mil piauienses com consultas especializadas em todas as UBSs das duas cidades.
“Todos os demais 20 municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais passarão a ter o sistema de telessaúde nas UBSs. O paciente será atendido pelo especialista sem sair de seu município e, se for preciso, se deslocará para Piripiri e Esperantina, que são os municípios-polo, para fazer o exame. O laudo sai em apenas 15 minutos. Dessa forma, o paciente já pode apresentar o resultado do exame ao médico para ter o diagnóstico”, explicou Rafael Fonteles.
Wellington Dias, ex-governador do Piauí, elogiou o programa. “Eu confesso que fiquei muito bem impressionado e alegre. É uma revolução. Escutamos muito falar sobre as filas do SUS. E mais do que isso: pessoas que nem na fila conseguem estar, pois moram em lugares distantes e isolados”, afirmou o ministro.
Ele disse que o presidente Lula enfatiza sempre que o grande problema hoje é a parte do exame, pois a pessoa às vezes mora distante e não tem onde fazer. “Às vezes, o paciente tem que se deslocar quilômetros para pode fazer o exame. E aqui, na proximidade, é possível ter um eletrocardiograma, uma tomografia e raios X. Piripiri tinha uma fila grande de espera, agora não tem mais. Hoje, tivemos 62 atendimentos para exames, com resultados em 15 minutos. O Ministério da Saúde, inclusive, já veio aqui conhecer a experiência”, frisou o ministro.
Os municípios que compõem o território dos Cocais são: Barras, Batalha, Campo Largo do Piauí, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, São João do Arraial, Brasileira, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco, Mílton Brandão, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São João da Fronteira e São José do Divino.
Visita ao município de Lagoa de São Francisco
Rafael e Wellington acompanham ainda as obras de recuperação da BR-222. De lá, seguem para o município de Lagoa de São Francisco, onde visitam o Museu Indígena Anízia Maria dos Povos Tabajara, Tapuio e Itamaraty, na Comunidade Indígena Nazaré, e participam de ações do Projeto Sociocultural Comboios.
O ministro Wellington Dias também assina documentos autorizando ações do governo federal no Piauí, como a retomada do Programa Cisternas; apresentação de microcrédito para empreendedores do Cadastro Único (CadÚnico), lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena e distribuição de sementes e mudas do Plano Safra 2023/2024 (SAF).
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário