Por Mariana Machado — Brasília
13/01/2024 17h13 Atualizado há 14 horas
A Polícia Federal enviou ofício à Ameripol - a cooperação internacional entre diversos países latino-americanos - confirmando a proposta de ajuda à crise de segurança estabelecida no Equador. O documento, endereçado ao delegado Milton Fornazari Júnior, lista uma série de medidas de apoio oferecidas pela PF.
A primeira delas, a criação de uma adidância, ou delegação, da Polícia Federal em Quito, como forma de fortalecer a cooperação policial existente entre Brasil e Equador, para fazer frente ao crime organizado. O ofício propõe também o envio de policiais federais brasileiros para apoiar em investigações, ações de inteligência e outras ações de segurança pública.
O documento é assinado pelo diretor geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e também oferece cursos de capacitação em investigação e inteligência, além de apoio através do centro de cooperação policial internacional, localizado no Rio de Janeiro. Por fim, o texto coloca a disposição as equipes de inteligência da corporação, e oferece ajuda na identificação de criminosos brasileiros que estejam no Equador.
Atualmente, o Equador tem um policial trabalhando no Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal no Rio de Janeiro que ajuda no compartilhamento de informações.
O Tratado de Constituição da Ameripol foi assinado em novembro de 2023. A entidade fica na Colômbia e serve como um mecanismo de cooperação e troca de informações entre as polícias e forças de segurança dos países das Américas.
0
Nenhum comentário:
Postar um comentário