MP instaura procedimento administrativo para avaliar possível intervenção na saúde de Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de jan. de 2024

MP instaura procedimento administrativo para avaliar possível intervenção na saúde de Teresina

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Paula Sampaio

O Ministério Público do Piauí (MPPI) está iniciando um procedimento administrativo para investigar a situação na saúde pública de Teresina com o objetivo de coletar e analisar informações, que, se confirmadas, podem fundamentar uma representação para a intervenção no município.

O despacho foi feito pelo subprocurador João Malato Neto ao determinar a conversão da Notícia de Fato nº 000117-214/2023 em procedimento administrativo. 

No texto, o subprocurador escreveu que a decisão do Ministério Público baseia-se na previsão constitucional de intervenção no município, podendo ser acionada pelo Procurador-Geral de Justiça para assegurar a observância de princípios constitucionais estaduais ou para executar leis e decisões judiciais.

“Visando acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, políticas públicas e instituições relacionadas à Saúde pública no Município de Teresina, com escopo de auferir e analisar os elementos de informação e ou convicção aptos a ajuizar representação pela intervenção no município de Teresina”, frisou. 

Entre os fatos que levaram a essa decisão, o subprocurador citou movimentações orçamentárias da Fundação Municipal (FMS) para áreas distintas da saúde, retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além de problemas no fornecimento e disponibilização de insumos essenciais, como materiais médicos, antibióticos, analgésicos, além do fechamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

A medida também será comunicada ao Conselho Superior do Ministério Público e ao Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde e Cidadania (CAODS) para conhecimento e possível colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário