"Me inspiravam": estudante nota mil na redação cita ajuda de amigos na preparação do Enem - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de jan. de 2024

"Me inspiravam": estudante nota mil na redação cita ajuda de amigos na preparação do Enem

 Foto: Reprodução

Pedro Henrique (na ponta esquerda) e os amigos Davi, Robson, Ana Giulia, William e Victor

Por Roberto Araujo

Esforço, dedicação e... coletividade. São as palavras-chave que não faltaram para o jovem Pedro Henrique Soares, de 17 anos, que tirou nota mil na redação do Enem, durante a preparação para as provas durante todo o ano de 2023.

Comemorando nesta terça-feira (16) o resultado, após a divulgação das notas pelo Inep, o jovem lembra que tinha exaustivas horas de estudo, tanto na escola, como nos horários de estudo em casa. Mas para ele, a ajuda dos amigos com quem estudava foi fundamental para ter um bom desempenho. 

O jovem estudante, que vai tentar com a nota ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta que o grupo de seis amigos trocava informações de assuntos que estavam sendo debatidos nas provas e que poderiam ser cobrados no Enem.

"Eu estudei muito sozinho, mas a gente se ajudava muito. Falando mesmo um para o outro que ia dar certo. A gente também fazia perguntas um para o outro, a gente estudava também muito na escola, conversava muito sobre vestibulares e provas", citou.

Pedro citou o nome dos amigos mais próximos para lembrar que as companhias o inspiravam para conseguir um bom desempenho. "Eu estava perto de pessoas muito esforçadas, e isso me inspirava cada vez mais, porque eu sabia que estava ao lado das pessoas certas", lembrou.


Estudos sem parar... nem aos domingos!

Pedro Henrique citou que durante o ano de 2023, estudava todos os dias. De segunda a sexta, tinha aulas na escola, aos sábados, os simulados, e mesmo aos domingos, fazia provas antigas do Enem em casa.

"Eu chegava em casa umas 14h e tinha um descanso para almoço e voltava por volta das 15h e ia até por volta das 18h. Parava, tomava banho, ia jantar e voltava de novo e ia até 21h30, 22h, e 22h30. (...) Todo sábado eu tinha simulado, então era muito ocupado porque terminava 21h30, e no domingo, eu fazia Enem, provas antigas, ou algum simulado de fora", disse.

Ele disse que, na escola, teve uma boa preparação em relação a diferentes temas que poderiam cair na redação, então, esperava ter uma boa pontuação. Só não imaginava que alcançaria a nota máxima!

"Eu sabia que ia ser bom, mas não esperava que ia ser tanto essa nota. (...) A gente trabalhava os temas, temas mais comuns, recorrentes, que envolvem os problemas atuais da sociedade, e eu acho que já estava um pouco preparado por ter trabalhado esses temas", citou.

Por fim, o jovem dá sugestões para quem quer fazer o Enem e ter um bom desempenho na redação. Ele indica que é importante ter um planejamento e entender que é preciso abdicar de algumas coisas para conseguir o êxito na prova.

"Eu acho que antes mesmo de começarem as aulas, devem ser feito alguns planejamentos, devem ser estabelecidas algumas metas, e as pessoas têm que ter a consciência de que muita coisa tem que ser abdicada para algo maior, que é a aprovação. E o processo não pode ser tão doloroso, árduo, ele tem que ser feito com prazer, com gosto, com a certeza de que vai dar certo", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário