Por Cláudio Gabriel — Rio de Janeiro
19/01/2024 12h50 Atualizado há uma hora
Módulo lunar SLIM em simulação do pouso na superfície lunar. — Foto: JAXA/Divulgação
O Japão conseguiu pousar a sonda espacial na Lua no início da tarde desta sexta-feira (dia 19), no horário de Brasília. O pouso ocorreu por volta de 12h20.
Chamada de Moon Sniper, a missão é uma busca atrás de água na Lua. Além disso, a ideia é que o módulo entra em camadas internas do corpo celeste, para investigar a origem do satélite natural e a sua relação com a Terra. Todas essas investigações devem colaborar para construção de futuras bases lunares e comercialização da Lua. As informações são da agência espacial japonesa Jaxa.
A Jaxa contou com o apoio da empresa Takara Tomy para a construção do módulo. Essa que é a empresa que criou os brinquedos de Transformers. O objetivo era reduzir o tamanho do equipamento e dos robôs.
Japão é apenas o quinto país a pousar na superfície
Com o pouso, o Japão se tornou apenas o quinto país a conseguir tal feito. Os outros que já haviam conseguido são os Estados Unidos, a União Soviética (atual Rússia), a Índia e a China.
Atualmente, algumas empresas privadas e outros países tentam repetir o feito, mas a maioria das missões terminam com problemas técnicos ou explosões. Em 2023, por exemplo, uma outra sonda japonesa tentou fazer a aterrissagem, mas teve problemas de comunicação. Ela era feita pela empresa ispace e, se deve certo, seria a primeira companhia privada a pousar na Lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário