Por Isa Stacciarini — Brasília
19/01/2024 07h20 Atualizado há 15 minutos
Concurso Nacional Unificado. — Foto: Foto: Pixabay
Começa nesta sexta-feira o prazo para interessados se inscreverem no Concurso Público Nacional Unificado, que tem sido chamado de 'Enem dos Concursos'. As inscrições iniciam hoje e vão até 9 de fevereiro. Para conseguir se inscrever, é necessário ter conta na plataforma gov.br de qualquer nível: ouro, prata ou bronze. A divulgação dos resultados finais das inscrições está prevista para 29 de fevereiro.
A expectativa do governo é de que o processo atraia de dois a três milhões de inscritos. O certame é uma medida unificada que vai selecionar de uma só vez 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova será realizada em 5 de maio e vai contar com provas objetivas específicas de cada área e também dissertativas por área de atuação. A divulgação preliminar das provas objetivas, discursivas e de redação para cada área está prevista para 3 de junho e o resultado final em 30 de julho.
No ato da inscrição o candidato escolhe as carreiras de interesse que vão estar divididas por oito blocos temáticos, como infraestrutura e exatas; tecnologia e informação; regulação e setores econômicos; gestão governamental e administração pública e nível intermediário. Cada um desses blocos reúne um conjunto de carreiras que convergem e que são semelhantes. O processo ainda permite que o candidato se inscreva para disputar as vagas para mais de um cargo, desde que seja dentro do mesmo bloco temático.
Neste caso, ao concorrer a mais de um cargo, o candidato precisa classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade no caso de uma possível chamada baseada na nota. A ideia do governo é organizar a prova por especialidades que não sejam específicas de uma carreira ou órgão específico, mas que tenham similaridade entre as áreas em comum e, com isso, ampliar o acesso a essas vagas.
Mesmo que se inscreva para mais de um cargo, o candidato paga uma única taxa de inscrição. As provas vão ser aplicadas em 220 cidades pelo país e 40 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário