Governo tenta colocar Mantega na presidência da Vale pelo Conselho de Administração - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de jan. de 2024

Governo tenta colocar Mantega na presidência da Vale pelo Conselho de Administração



Por Isa Stacciarini — São Paulo


17/01/2024 12h21 Atualizado há 2 horas



Diante da complexidade de tornar Guido Mantega CEO da mineradora Vale, uma estratégia do governo é facilitar o caminho da entrada do ex-ministro como integrante do Conselho de Administração da empresa.


Isso porque a entrada de Mantega na presidência depende não só da vontade do governo, mas de uma articulação empresarial que envolve acionistas da companhia como, por exemplo, o Bradesco; a holding japonesa Mitsui; a empresa de investimentos norte-americana Blackrock; a Previ, que é o fundo de pensão de funcionários do BB; e a Capital Group.



De todas essas, o governo possui pouco mais de 8% das ações da empresa por meio da Previ. Por isso, o Executivo acaba tendo maior influência na Previ, mas a ida de Guido Mantega para a Vale envolve uma articulação entre todos. O nome dele só teria consenso se houvesse maioria entre acionistas que integram o mercado.


Isso afasta o plano do governo em tentar colocar o aliado na presidência. Como plano B, a tentativa é torná-lo integrante do Conselho de Administração, porque o governo tem dois dos 13 membros como cota da Previ.


À CBN, um aliado de Lula confirmou que, desde 2023, Guido Mantega teve o nome impulsionado para a Vale, mas admitiu que isso depende de um conjunto de negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário