Por Felipe Igreja — Brasília
10/01/2024 06h28 Atualizado há 30 minutos
O governo federal vai divulgar hoje os editais do Concurso Público Nacional Unificado, ou "Enem dos concursos". Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, o exame vai preencher mais de 6,6 mil vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal.
Com a inscrição na prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, mas dentro de uma mesma área de atuação.
As inscrições vão começar em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. Já as provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 217 cidades brasileiras.
Segundo o governo federal, os editais divulgados vão informar sobre os blocos temáticos e conteúdos que serão cobrados no exame, além dos critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do concurso, cronograma completo e composição das notas finais.
Os aprovados deverão ser convocados para a posse em 5 de agosto. Há oportunidades para engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social e vários outros cargos, com salário inicial de até R$ 22,9 mil.
Para definir os locais de prova, foram selecionados municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE.
Entre as cidades selecionadas, estão Ananindeua, no Pará, Aparecida de Goiânia, em Goiás; Camaçari, na Bahia; Caucaia, no Ceará; Farroupilha, no Rio Grande do Sul; Contagem em Minas Gerais; Duque de Caxias, no Rio; e Guarulhos, em São Paulo.
A prova será aplicada em um único dia em duas etapas: a primeira, formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda, com questões específicas e dissertativas de cada área de atuação.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário